NOSSA HISTÓRIA

                                                                   
       Nos anos de 1962-63, uma grande seca atingiu o sertão baiano. A prolongada estiagem fez muita gente passar fome. O município de Ruy Barbosa também foi atingido.
     Tornou-se urgente a criação da Cáritas Diocesana. Entrou-se em contado com a Cáritas Arquidiocesana, para as primeiras providências. Na sede da Diocese, formou-se uma equipe para assumir os trabalhos. Foi um grupo de voluntários que fez o levantamento da situação da cidade. Em algumas casas foram encontradas duas famílias. Algumas que moravam na zona rural vieram para perto dos parentes que residiam na cidade. Constatou-se que perto de 700 famílias estavam passando necessidade.
      A Cáritas Diocesana começou a receber ajuda, em forma de alimento e roupa. Uma vez por semana, as pessoas cadastradas recebiam a sua cota. E levavam para casa um pouco de farinha, feijão, fubá, óleo e outros alimentos que chegavam da Cáritas Nacional.
     Com a dificuldade de transporte, aconteceu, um dia, chegar um caminhão de alimentos do Rio de Janeiro com frete a pagar. Por sugestão do Promotor Público que fazia parte da equipe, e com o conhecimento da Juíza local, os sacos de farinha de trigo foram vendidos às padarias para o pagamento do frete.
   Para coordenar todo o trabalho da Cáritas, a Diocese contou com a boa vontade, a dedicação, a capacidade de organizar o serviço da Srta. Iraci Machado. Tornou-se uma verdadeira mãe para centenas de irmãos que, da cidade e do meio rural, a procuravam constantemente. Para acudir a situações mais urgentes, ela estava sempre disposta. Não foi fácil para ela, mas conseguiu que alimentos e roupa chegassem aos que realmente estavam precisando.”

 Araújo: Dom Epaminondas José. MEIO SÉCULO DE VIDA EPISCOSPAL, a União Editora, João Pessoa-PB, Fevereiro de 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário